Mergulhe

Provérbios 24.30-34

Aos seus amados ele o dá enquanto dormem (Sl 127.2b).

O texto base descreve uma reflexão sabia: “Eu andei pelos campos e plantações de uva de um homem tolo e preguiçoso. Tudo estava cheio de espinhos e coberto de mato, e o muro de pedras havia caído. Olhei para aquilo, pensei bem e aprendi a seguinte lição: Durma um pouco mais, cruze os braços e descanse mais um pouco; mas, enquanto você estiver dormindo, a pobreza o atacará como um ladrão armado”. 
Ainda hoje existe esta cultura do quanto menos trabalho e mais descanso, melhor. Muitas, mas muitas pessoas preferem viver desocupadas. De alguma forma isso tem afetado até os que trabalham. Estes procuram um jeito de tirar proveito da liberdade que tem em seu emprego. Fazendo menos do que poderiam e de forma relaxada.  
É preciso fugir da preguiça, da acomodação. Por maior que sejam as dificuldades, devemos fazer a nossa parte, ser mais zelosos com o nosso trabalho e mergulhar fundo em nossa profissão, em nossas atividades. Conta-se uma história que, um dia, passeando na praia, o pai perguntou para o filho: - Como está a água? O garoto entrou com cuidado na água e respondeu: - Está muito fria. Ele pegou o garoto e o jogou com tudo dentro da água e voltou a perguntar: - E agora, como está a água? O filho respondeu: - Está ótima. O pai então disse: - De agora em diante mergulhe fundo naquilo que você quer realmente conhecer. Com certeza essa foi uma lição importante para o garoto. Também é uma lição importante para nós. Se queremos desenvolver em qualquer área da vida, devemos assumir novas responsabilidades, sair da superficialidade e mergulhar fundo para adquirir mais conhecimento e capacitação. Mergulhe ao máximo no que você puder. Você vai ver como o trabalho será muito mais interessante. E pela graça de Deus poderemos testemunhar que enquanto dormimos, Deus estará cuidando de nós. Da mesma forma que aquele menino, depois que mergulhou, não achou a água tão fria, mas ótima, veremos que trabalhar é um grande prazer. 

No lugar da pontinha do pé, mergulhe de cabeça.