Plano de voo

Salmos 25.8-13

Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro (Sl 101.2).

Em um avião, antes da decolagem, os pilotos examinam o plano do voo. Por isso, sabem exatamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse plano. Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros fatores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direções diferentes, de modo que ao longo de toda a jornada ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de voo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave, o avião chegará ao seu destino. A esperança está na visão, no plano e na habilidade de corrigir o curso. O voo desse avião constitui a metáfora ideal para a vida familiar. Não faz nenhuma diferença se a nossa família saiu da rota ou mesmo está enredada em problemas. A esperança se encontra na visão, no plano e na coragem de continuar corrigindo o curso de novo e de novo. Achei muito oportuna esta comparação feita por Stephen R. Covey, no livro “Os 7 hábitos das famílias muito eficazes”.  
Vale ainda acrescentar que uma família cristã tem a Bíblia como plano de voo. Ensinamentos precisos para que não estejamos desviando do caminho de Deus. Sabemos que em todos os lares irão ocorrer turbulências, desentendimentos e problemas, mas permaneceremos firmes se em todo tempo nossa intenção é permanecer no caminho correto. “Boas famílias - até mesmo as melhores - ficam fora da rota 90 por cento do tempo! O segredo é que elas têm um senso de destinação. Conhecem a “trilha”. E estão sempre corrigindo o curso, de novo e de novo” (Stephen R. Covey).
Sejamos firmes no propósito de desenvolver o amor no lar. Estejamos sempre cuidando daqueles que são tão próximos de nós. Com a palavra de Deus como nossa bússola, saberemos o caminho que devemos seguir.

O segredo é ter uma destinação, um plano de voo e uma bússola.