Proveito do sofrimento

Salmo 10.14-18

Quem gera a maldade, concebe sofrimento e dá à luz a desilusão (Sl 7.14).

Eu sei que por mais que existam benefícios do sofrimento, nenhum de nós quer sofrer. Mas quando falamos a respeito do sofrimento, não se trata de querer sofrer. Todos nós iremos passar pelo sofrimento mesmo sem querer. Por isso, melhor do que ficar pensando nas dores e derrotas do sofrimento, é sempre bom ter em vista que o sofrimento na vida de quem conhece a Deus coopera para o bem. Stanley Jones, em seu livro Cristo e o Sofrimento Humano diz: “Quando estivermos sendo carbonizados no fogo do sofrimento, devemos compreender que o divino artista nos está preparando para sermos instrumentos do seu propósito”. 
O sofrimento nos aproxima de Deus, da consciência de dependência. Nos afasta da ignorância da auto segurança e nos leva a busca pela ajuda de Deus, fortalece a nossa fé. O sofrimento acaba com nosso orgulho. Ele nos faz enxergar como somos pecadores. Nos leva à confissão e ao arrependimento, purifica a piedade, nos faz mais amigos das pessoas. O sofrimento nos faz enxergar que vivemos em um mundo mau e nos faz ansiar pela vida eterna. 
É importante lembrar que existe muito sofrimento desnecessário. O sofrimento gerado pela nossa insistência ao pecado, pela nossa negligência diante dos avisos e alertas de Deus. Não podemos eliminar o sofrimento da terra, mas podemos evitar muito sofrimento em nossa vida e família se obedecemos a Deus, se andamos em caminhos de paz, se buscamos a verdade. 
Graças a Deus podemos ter grande esperança. “O pecado, o sofrimento e a morte serão banidos do universo, com a vitória final do reino de Deus”(Stanley Jones). Por enquanto temos que conviver com o sofrimento. Não devemos criar uma expectativa ilusória de uma vida na atualidade livre do sofrimento. Mas podemos nos alegrar, pois temos bem presente a consolação de Deus por intermédio de sua graça que atingiu a nossa vida e um dia “o último inimigo”, a morte, será derrotado para sempre. 

O sofrimento, Deus transforma em bênção.