Bom sapateiro

Provérbios 31.10-17

Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos (Jo 7.24).

Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana se chocou. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um senador fez um comentário irônico:
- Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país...
Ao que Lincoln respondeu:
- Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricado por ele. Aprendi a consertar sapatos com meu pai. Se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.
Me chamou a atenção a frase “Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro”. As pessoas valorizam os “grandes” cargos, os empregos que têm os maiores salários, funções que representam autoridade e poder sobre os outros. Mas será isso o mais importante? Não! O mais importante é nossa dedicação, nosso empenho com amor naquilo que for nosso trabalho. “Por mais simples que seja uma tarefa, devemos nos orgulhar dela. Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho disso e crie algo especial, porque é nos detalhes que você deixa a sua marca” (Desconhecido).  
Um exemplo bíblico de alguém que trabalha com dedicação é o da mulher virtuosa. Provérbios 31.17-18 na NTLH diz: “É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite”. Esta mulher é descrita como alguém que faz diversos trabalhos. Do mais simples como acordar de madrugada e cozinhar ao mais complexo como examinar e comprar uma propriedade, ela sempre faz com total empenho.
Seja qual for nosso trabalho, estejamos motivados em fazê-lo. Vivamos honestamente e lembremo-nos de ajudar aos necessitados. Lembremo-nos sempre que o Senhor nos ajuda em todas as tarefas e no desempenho delas nosso coração se alegra. 

Pequenos detalhes podem transformar o bom em excelente.