quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Castelo forte


Salmo 46

O Senhor é a minha força e a minha canção; ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu o louvarei, é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei! (Êx 15.2)

O hino Castelo Forte é conhecido como “Hino da Reforma” pelo grande Heinrich Heine. Acredita-se que tenha sido escrito para a Dieta de Spira em 1529, ocasião em que os príncipes alemães formalizaram seu protesto contra a revogação de seus direitos e por isso foram chamados “protestantes”. James Moffat se refere a este hino como sendo “o maior hino do maior homem do maior período da história da Alemanha”. Considerado hino universal do evangelismo, tem atravessado os séculos com a mesma força emanada da solidez das palavras do Salmo 46 que o inspirou.
A mensagem deste hino é sempre atual. Lembra-nos que se temos Deus como o nosso castelo forte nada pode nos abalar. Nossa força não é nada, mas Deus nos socorre, com seu poder nos defende.
Veja a letra desse lindo hino: 1. Castelo forte é nosso Deus, Espada e bom escudo! Com seu poder defende os seus em todo transe agudo. Com fúria pertinaz persegue Satanás com ânimo cruel! Mui forte é o Deus fiel. Igual não há na terra. 2. A força do homem nada faz. Sozinho está perdido! Mas nosso Deus socorro traz em seu Filho escolhido. Sabeis quem é? Jesus, o que venceu na cruz, Senhor dos altos céus, e sendo o próprio Deus, triunfa na batalha. 3. Se nos quisessem devorar demônios não contados, não nos iriam derrotar nem ver-nos assustados. O príncipe do mal, com seu plano infernal, já condenado está! Vencido cairá por uma só palavra. 4. De Deus o verbo ficará, sabemos com certeza, e nada nos assustará com Cristo por defesa! Se temos de perder família, bens, prazer, se tudo se acabar e a morte enfim chegar, com ele reinaremos!
Que sejamos sensíveis em perceber a força do nosso Deus. Deus é o nosso único refúgio. Ele é a nossa fortaleza e socorro nas horas de tribulação. 

Nada nos assustará dentro do castelo.