Oração Essencial

Mateus 6.5-8

Quando a minha vida já se apagava, eu me lembrei de ti, Senhor, e a minha oração subiu a ti, ao teu santo templo (Jn 2.7).

Da mesma forma que precisamos comer, beber, dormir e assim cuidar de nosso corpo, nossa alma precisa da oração para sobreviver. Nutrir a alma é muito importante. Mas é fácil esquecer disso. Assim disse o Senhor Jesus: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai” (Mateus 6.6). William Teixeira comenta este versículo diz: “Aqui, o Senhor não especulou a respeito da possibilidade dos seus seguidores orarem em secreto ou não, ele não diz ‘se talvez orares’, ‘se quiseres orar’, ‘se tiveres tempo para orar’, não, o Senhor diz: ‘quando orares’, a oração secreta e constante na vida dos verdadeiros seguidores de Cristo não é uma possibilidade, é uma certeza plena. Jesus sabia muito bem que os Seus orariam”. Não existe vida com Deus sem oração. Ninguém cogita alguém sobrevivendo sem comer, dormir ou respirar. Como podemos imaginar que alguém possa sobreviver como Cristão sem orar? 
“A oração particular é o teste de nossa sinceridade, o indicador de nossa espiritualidade, o principal meio de crescimento na graça. A oração particular é a única coisa, acima de todas as demais, que Satanás busca impedir, pois ele bem sabe que se ele puder ser bem sucedido neste ponto, o Cristão falhará em todos os outros” (PINK, A. W., Oração Particular). 
A oração é urgente. É um exercício que deve ser constante em nossa vida. Como definiu John Bunyan: “A oração é o derramar, de modo sincero, consciente e amoroso, o coração ou a alma diante de Deus, por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito Santo, buscando as coisas que Deus prometeu, ou que estão em conformidade com a Sua Palavra, para o bem da igreja, com fiel submissão à Sua vontade”. 
Que além do estudo da Bíblia nos dediquemos ao ministério da oração. Assim estaremos fortalecidos para praticar o que aprendemos na Palavra de Deus. 

Orar é para alma o que a respiração é para o corpo.