Temor de Deus

Provérbios 1.1-7

Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem (Sl 34.9).

A Bíblia define o temor de Deus de modo bem específico. O temor de Deus é o ódio ao pecado. Provérbios 8.13 diz: “Temer o SENHOR é odiar o mal”. É aborrecer o mal, lutar contra o que é mal. Ter o temor do Senhor significa simplesmente amar a Deus, de tal maneira que a pessoa odeie tudo o que ele odeia. É estarmos tão perto do Senhor, tão afinados com o caráter divino, que amamos o que ele ama e detestamos o que ele detesta. Temer a Deus é ter muito desejo de agradá-lo. Temor também pode ser definido como um “sentimento de profundo respeito e obediência” (Dicionário Houaiss). E ninguém, além de Deus, poderia merecer nosso respeito, reverência e obediência. 
Nada melhor do que ler o que a Bíblia diz sabiamente sobre isto. Destaco aqui quatro versículos importantes. “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1.7). “O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados” (Provérbios 10.27). “O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte” (Provérbios 14.27). “Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal” (Provérbios 28.14).
Podemos ver claramente que quem rejeita o temor está no caminho da perdição. Mas quem busca o temor do Senhor, encontra o caminho da sabedoria, encontra proteção, provisão e felicidade. Muitas são as armadilhas que querem nos desviar do caminho de Deus. Muitas tentações querem nos fazer desistir da verdade. Qual o caminho iremos escolher? Precisamos dormir e acordar conscientes de que ter uma vida temente a Deus é a coisa mais importante que existe. Temer a Deus não permite pausas. Que estejamos firmes no caminho da felicidade, do amor a Deus e abandono do pecado. Os santos de Deus, os chamados por Deus, separados para Deus irão seguir no caminho do temor, no caminho da vida. 

É sábio temer a Deus.