Intrigas e divisões

Romanos 16.17-20

Quem maquina o mal será conhecido como criador de intrigas (Pv 24.8).

O evangelista Billy Graham conta a história de uma mulher inglesa que compareceu perante o pastor de sua igreja com um problema de consciência. O pastor sabia que aquela mulher tinha o péssimo hábito de fazer intrigas, falava mal de quase todos do povoado. — Como eu posso me retratar? — ela suplicou. O pastor lhe disse: — Se a senhora quiser ficar em paz com sua consciência, terá de pegar um saco, enchê-lo de penas de ganso e atirar uma pena na varanda da casa de cada pessoa que a senhora difamou. Depois de realizar o trabalho, ela voltou a conversar com o pastor. — É só isso que eu devia fazer? — a mulher perguntou. — Não, respondeu o velho e sábio pastor. — Agora, a senhora precisa recolher todas as penas que foram atiradas e trazê-las a mim. Depois de um longo tempo, a mulher retornou de mãos vazias. — O vento levou todas as penas embora, ela disse. — Minha bondosa senhora, disse o pastor, o mesmo acontece com a intriga. Palavras maldosas são fáceis de serem atiradas; porém, jamais somos capazes de trazê-las de volta.
É quase impossível não pensar mal de outras pessoas. Julgamos pela aparência e às vezes acrescentamos maldade a partir das falhas que os outros cometem. Temos que tomar cuidado para não transformar estes maus pensamentos em palavras, cuidado para não ser criador de intrigas. “Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas” (Ec 7.29).
Deus coloca amor em nosso coração pelas pessoas. Nos aproximamos com a intenção de compartilhar, ajudar e ter um relacionamento de paz. Mas depois de algum tempo, depois da aproximação inicial, a nossa tendência é a desafeição. Por isso, precisamos ficar sempre alertas, deixando sempre o amor de Deus contagiar nossos pensamentos, tendo assim palavras abençoadoras, falando das pessoas e com as pessoas de forma a encorajá-las. 
Tomemos cuidado com as intrigas e divisões. Que a graça de Jesus nos conduza em seu amor e paz. 


Semeie a paz e colha o amor das pessoas.