Metas claras


2Samuel 23.11-12

Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério (1Tm 1.12).

Um dos valentes de Davi chamado Sama demonstrou grande coragem quando os filisteus se juntaram em Leí, onde havia uma plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu e ele ficou ali defendendo a plantação. Naquele dia, ele matou os filisteus. Foi um grande livramento de Deus. Enquanto o povo fugia, Sama dirigiu-se para o centro, pronto para defender a plantação. Ele se fixou em seu objetivo que era defender aquele pedaço de terra cheio de lentilhas. Uma das lições que podemos aprender desta história é a importância de termos metas claras. É preciso ter um objetivo concreto. Se fixar no seu propósito sem medo de se arriscar por ele. É preciso ter uma meta a cumprir. 
Sobre esta importância de se estabelecer metas, li uma história sobre um atleta que praticava salto com vara. Em cada série de dez saltos, ele conseguia ultrapassar o sarrafo no mínimo oito vezes. Um dia, ele aceitou um convite para fazer uma série de dez saltos, porém com uma pequena diferença: no alto das traves, não haveria nenhum sarrafo a ser ultrapassado. Depois de realizar os saltos, ele afirmou que aquela experiência não havia alterado em nada sua técnica de salto, nem seu desempenho. Mas o que ele não sabia era que pesquisadores haviam instalado um sensor eletrônico na altura de onde ficavam os sarrafos. O resultado mostrado pelo sensor foi que na série de dez saltos a barra eletrônica só foi ultrapassada quatro vezes, ou seja, um índice bem abaixo do desempenho normal do atleta.
Interessante observar que por mais que o esportista tivesse se esforçado para executar os saltos como normalmente fazia, o simples fato de não visualizar a meta a ser ultrapassada comprometeu seu desempenho. Em todas as áreas de nossa vida devemos definir metas. Não apenas cantar “deixe a vida me levar”, mas com responsabilidade, buscar orientação de Deus para saber para onde ele quer nos levar. 

Sem metas claras não podemos esperar bons resultados.