Permanecer em Cristo


Atos 14.21-22

Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma (Jo 15.5).

Quem conhece a Cristo deve permanecer em Cristo. Mas o que significa esta frase: “Permanecer nele”? Devemos crer que significa muito mais do que nos separarmos do mundo e nos ligarmos à uma igreja de nosso bairro. É muito mais do que ter a experiência momentânea da presença de Deus através de seu Espírito. “Permanecer em Jesus é praticar a presença de Deus; é criar o hábito da intimidade com ele e encontrar nele mesmo todas as fontes da vida e poder espirituais. É viver na presença dele tão constantemente que a comunhão com ele se torne tão natural como o respirar. Os que assim vivem têm alcançado o segredo da vitória, da alegria incessante, da vida imortal e do trabalho frutífero e abundante” (Natanael de Barros Almeida). 
Paulo e Barnabé, em seu trabalho missionário, sofreram muitas perseguições. Mesmo assim permaneceram em Cristo. Seguiram em sua missão até o fim. O texto base conta que eles, depois de pregarem em Derbe e feito muitos discípulos de Cristo lá, seguiram por várias cidades. Passaram por Listra, Icônio e Antioquia. O testemunho de Paulo e Barnabé fortaleceu a fé daqueles irmãos que foram por eles visitados. O texto diz: “Fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (At 14.22).
Para permanecer em Cristo devemos andar no Espírito. A vida com Deus não é uma atividade semanal. É uma ação habitual. Um viver diário guiado por Deus, o Espírito Santo. É assim que Deus nos livra do pecado e seu domínio e nos faz servir a Deus. 
Na vida, quem busca permanecer em Cristo tem a grata alegria de que perder é ganhar. Permanecer em Cristo significa afastar-se do que não é de Cristo. Parece perda, mas o afastamento do que não agrada é livramento, é bênção. 

Viver com Cristo é ter plenitude de paz.