Influência positiva


Leitura Bíblica: Efésios 5.1-4

Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo (1Co 11.1).

Dizem que a Hans Wagner, um antigo jogador de beisebol da cidade de Pittsburgh, foram oferecidos mil dólares para que consentisse no uso de seu retrato nas caixas de uma marca de cigarros. Hoje é pouco dinheiro comparado ao que se paga por uma postagem nas redes sociais a alguns famosos, mas naquela época era uma boa quantia. Wagner recusou positivamente. Os representantes da companhia de cigarros mostraram sua surpresa, argumentando que tinham a ideia de que todo o jogador de beisebol fosse “doido” por dinheiro. Indignado, Wagner respondeu: 
“– Eu não me interesso por dinheiro algum, se ele implica em lançar um só rapaz no caminho do vício de fumar. Se o meu nome e o meu retrato num pacote de cigarros vão influenciar os rapazes para o mal, eu não consinto, seja a quantia que for”. 
Tudo que fazemos de bom é importante para a nossa saúde física e espiritual. Quando nos esforçamos em realizar algo importante, estamos contribuindo para o nosso crescimento, mas também estamos indiretamente influenciado pessoas. Muitas empresas fazem propaganda associando seu produto a pessoas importantes. A lógica é simples. Se esta pessoa importante, bem sucedida, gosta deste produto é porque o produto deve realmente ser bom. Muitos também compram certas coisas que famosos usam, pois já que não podem ser famosos, pelo menos podem usar a mesma camisa que eles usam, beber a mesma bebida que eles bebem. E antigamente, quando a propaganda de cigarro passava uma imagem de glamour, as pessoas podiam fumar o cigarro que seus ídolos fumavam. 
O fato que queremos destacar aqui é que sempre estamos influenciando pessoas. Seja ajudando, sendo exemplo de determinação, fé, disposição e alegria. Ou sendo má influência através de atitudes de desrespeito ao próximo, preguiça, falta de temor a Deus. Nós somos constantemente observados. Lembre-se, o que as pessoas veem em nós, de alguma forma, fará parte da vida delas. 

A melhor maneira de ensinar alguém é através do exemplo.