quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Derramou sabedoria


Leitura Bíblica: 1 Coríntios 1.4-9

A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez (Pv 15.2).

Você está segurando uma xícara de café quando alguém chega e encosta ou balança seu braço, fazendo com que derrame o café por todo lado. Por que você derramou o café? “Bem, porque alguém encostou em mim, é claro!” Resposta errada. Você derramou o café, porque o café estava na xícara. Se dentro houvesse chá, você teria derramado chá. O que quer que esteja dentro da xícara é o que será derramado. Portanto, quando a vida chega e balança você (algo que com certeza irá acontecer), seja o que for que esteja dentro de você irá sair. É fácil fingir até que você seja chacoalhado. Então temos de perguntar a nós mesmo: o que há dentro da minha xícara? Quando a vida fica difícil, o que derrama? Alegria, gratidão, paz e humildade? Ou fúria, amargura, palavras e ações duras? 
Que bela ilustração! A necessidade de viver em constante preparo nos chama a atenção, nos leva a pensar sobre como estamos enchendo e edificando as nossas vidas. “Devemos nos esforçar para encher nossas xícaras com gratidão, perdão, alegria, palavras de afirmação para nós e aos outros, bondade, gentileza e amor” (Autor Desconhecido). Precisamos encher nossas vidas de sabedoria e de coisas boas, exercitar nossos músculos da fé, da paciência, do contentamento e da alegria de Deus. Sempre tenhamos cuidado com os nossos desejos. Estaremos cheios daquilo que nossos olhos ambicionam. “Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas” (Mt 6.22-23). 
Muitas são as lutas e os esbarrões da vida. Estejamos firmes, sempre fortalecidos no Senhor. Assim nos sairemos bem no dia mau. Quando espremidos, iremos derramar sabedoria. Enriquecidos por Deus e pela sua Palavra e conhecimento, seremos ainda assim muitas vezes provados, mas sempre seremos aprovados. Ele nos manterá firmes até o fim. O Deus que nos chamou é fiel e nos guardará de todo mal. 

Ser for necessário transbordar, transborde amor.