Grande comissão


Leitura Bíblica: Mateus 28.18-20

Escute-me, povo meu; ouça-me, nação minha: A lei sairá de mim; minha justiça se tornará uma luz para as nações (Is 51.4).

Você saberia resumir o que Jesus disse na Grande Comissão que está na leitura bíblica de hoje? Talvez nos lembraríamos que a grande comissão é sobre a necessidade de evangelizar. Ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura. Mas será só isso? O escritor Kevin de Young, em seu livro “A brecha em nossa Santidade”, diz: “Você se recorda das instruções precisas de Jesus? ‘Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado’ (Mt 28.19-20a). A palavra ‘guardar’ significa mais que ‘tomar conhecimento de’. Significa ‘obedecer’. Não estamos pedindo às nações que olhem para os mandamentos de Jesus como se fora uma interessante tela de Rembrandt. Estamos ensinando as nações a seguirem seus mandamentos. A Grande Comissão diz respeito à santidade. Jesus espera obediência de seus discípulos. Repassarmos os imperativos de Cristo constitui o cerne da Grande Comissão”. 
Para que o mundo conheça de Jesus através de nós, precisamos ser seus discípulos. Discípulos que seguem e obedecem a Jesus. A palavra não pode ser pregada e anunciada desassociada a um viver coerente com o que se anuncia. Para iluminar precisamos ser luz, para perfumar devemos exalar o bom perfume de Cristo. Paulo agradece a Deus por ter uma vida de triunfo, por estar ligado a Jesus, viver em santidade: “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento” (2 Co 2.14).  
A grande comissão diz respeito à santidade. Diz o distraído e displicente: “Santidade é coisa para missionário e pastor”. Mas, na verdade, santidade é coisa de gente que conhece a Deus, de crentes que foram salvos. A graça que perdoou é a mesma que nos torna melhores e nos faz andar nos caminhos do Senhor. 

Jesus está presente em nossa missão.