quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Melhorando


Leitura Bíblica: Hebreus 5.11-14

Como é feliz o homem constante no temor do Senhor! (Pv 28.14a)

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio que o ajudasse a melhorar sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e colocou em uma caixa, que fechou e entregou ao granjeiro, dizendo: “Leva esta caixa para todos os lados da sua granja, três vezes ao dia, durante um ano”. Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentar. E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros. A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja, de um lado para outro, com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas. Ao final do ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse: “Deixa esta caixa comigo por mais um ano, minha granja melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto”. O sábio riu e, abrindo a caixa, disse: “Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida”. No papel havia escrito a seguinte frase: “Se queres que as coisas melhorem deves acompanhá-las constantemente”.
Esta ilustração pode ser muito útil para quem tem comércio ou algum negócio e precisa ser lembrado que deve acompanhar de perto sua empresa. Mas também é muito oportuna para cada um de nós que por algum momento esquece que é preciso seguir em uma constância de atividades. O rendimento das coisas só pode acontecer se não desistirmos delas. 
A nossa vida espiritual precisa também ser constantemente alimentada. As coisas boas não acontecem por magia ou porque carregamos alguns amuletos. Vou crescer espiritualmente não apenas porque entro em determinado local sagrado, ou porque recito algumas frases poderosas. Meu crescimento espiritual é fruto de um coração que busca a Deus, que confessa pecados, que lê e medita na Bíblia, a palavra de Deus. 

Trabalhe sempre, trabalhe certo.