O que é a Páscoa para você?


Leitura Bíblica: João 8.32-36       

Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade (1Co 5.8).

Muitas datas comemorativas perderam o sentido verdadeiro. As pessoas escolhem qualquer data e a tomam emprestada para fazer dela o que querem. Temos como exemplo a Páscoa que é hoje um feriado prolongado, no qual ninguém faz nada, alguns nem comem carne na sexta-feira. A Páscoa passou a ser também uma data que se fala sobre amizade, é um momento para confraternização, com troca de ovos de Páscoa e colomba pascal e diz que é só para comer no Domingo, Na Páscoa tem coelho e muito mais. Alguns ainda lembram da morte e ressurreição de Cristo, revistas colocam histórias de Jesus como matéria de capa. E alguns lembram de pedir perdão a Deus pelo ano de pecados, mas são poucos.        
A verdadeira Páscoa surgiu da história bíblica da libertação do povo. No final do livro de Gênesis, José e sua família, 70 pessoas, partem da terra de Gósen para o Egito protegidos por Faraó. No livro de Êxodo já são 600 mil escravos perseguidos por Faraó, fabricando tijolos. A Páscoa histórica está relacionada à décima praga – à morte dos primogênitos. Israel recebeu a ordem de preparar um cordeiro para cada lar. O sangue deveria ser aplicado na verga e nas ombreiras das portas. O sinal do sangue garantia a segurança de cada casa assim indicada. A páscoa passou então a ser a festa judaica que comemorava a libertação dos Israelitas do cativeiro egípcio. Páscoa vem do verbo hebraico pasah, passar por cima no sentido de poupar. Páscoa significa passagem (da escravidão para a liberdade).
A Páscoa era uma prefiguração da morte de Cristo. Nossa festa de Páscoa hoje é a Santa Ceia, que representa o sacrifício de Jesus na Cruz para a nossa real libertação. “Se, pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). Somos chamados para viver a páscoa, que é a passagem para a vida de libertação, a verdade de Cristo que nos conduz a Deus.                                     

Comemore a libertação da morte para a vida.