Ele tem cuidado de nós


Leitura Bíblica: Mateus 6.25-34

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês (1Pe 5.7).

Em Mateus 6, Jesus apresenta oito razões pelas quais devemos evitar a ansiedade: 1. A vida humana é mais importante que a parte física e seus problemas, por isso merece mais consideração (v. 25). 2. Deus cuida dos animais inferiores, como as aves, que não fazem provisão alguma para si mesmas. Assim também cuidará de seus próprios filhos (v. 26). 3. A ansiedade não altera as condições da vida e nem aumenta a sua duração (v. 27). 4. Deus outorga belíssimas vestes às flores, que nem sabem raciocinar. Certamente providenciará soluções às necessidades de seus filhos, sem que estes precisem preocupar-se (v. 28). 5. A ansiedade pelas coisas físicas faz parte da conduta dos não crentes. Os cristãos devem ter uma atitude diferente, pois contam com o seu Pai celeste (v. 32). 6. O conhecimento perfeito que o Pai tem de nossas necessidades físicas garante o fornecimento para as mesmas (v. 32). 7. A busca do reino de Deus e da sua justiça garante o recebimento das coisas menos importantes, ou seja, daquilo que precisamos para as nossas necessidades físicas (v. 33). 8. A ansiedade por sua própria natureza é inútil, e só acrescenta maior dose de sofrimento à vida diária, que já possui muitos males. É loucura sofrer o mal futuro, que nem ao menos existe ainda, juntamente com o sofrimento presente, o qual é perfeitamente real (v. 34).
Por mais difícil que pareça, podemos lançar sobre Deus as nossas ansiedades. Podemos confiar, como o Salmista que reconheceu receber a ajuda de Deus num dos momentos mais difíceis da sua vida. Ele dá o seu testemunho dizendo: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma” (Sl 94.19). Tenha cuidado para não sobrecarregar o coração com ansiedades. Aproxime-se de Deus, afaste de seu coração a ansiedade. Deus “ouve dos céus a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa” (2Cr 6.35).

Deus já está cuidando e cuidará de ti.