Sobre a tentação








Leitura Bíblica: 1Coríntios 10.12-13









E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém (Mt 6.13).









A tentação é obra maligna usada por Satanás para enganar o homem fazendo-o pecar. A tentação nunca vem de Deus, nós somos tentados pelo Diabo, pela nossa cobiça (Tg 1.13-15).




1. O engano da tentação: Cada um de nós tem um ponto fraco, neste ponto somos fortemente tentados. A tentação é um engano que tenta nos convencer de que ser tentado é pecado. Quando estamos sendo tentados, temos a sensação de que estamos pecando. Temos uma ideia de santidade que vive a sonhar com carneirinhos e pensar em flores a todo instante, o que não é verdade. Somos bombardeados com maus pensamentos e desejos, mas isso não significa que estamos pecando.




2. A força da tentação: A tentação traz consigo a ideia de que não temos opção para resisti-la, sua força nos engana, nos convencendo que já pecamos e sua força nos faz entregar os pontos antes da hora. Ela é como uma forte tempestade que vem de surpresa, trazendo um sentimento de derrota, de que tudo está desmoronando. Nestes momentos temos que ter fé em Deus, na certeza de que as coisas antigas já passaram e que não seremos tentados além das nossas forças. 




3. Resistir e lutar é o único caminho: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós”. Para isso, precisamos nos preparar com jejum e oração. Todos somos tentados por alguma coisa, por isso todos nós precisamos vigiar e orar para não entrar em tentação (Mt 26.41). Nossa luta tem como base a promessa de Deus de prover livramento. Jesus foi tentado e não pecou e é poderoso para nos socorrer (Hb 2.18). Temos que insistir nesta luta, não podemos desistir dizendo: “é só mais esta vez”, e muito menos dizer: “depois eu peço perdão”. Não podemos alimentar a tentação dando assim maior força a ela. Nunca se afaste de Deus e da igreja por ter caído em pecado, isso é o mesmo que desistir de lutar. Tenha a certeza de que um dia o livramento virá. 









Orem para que vocês não caiam em tentação.