Como roseira


Leitura Bíblica: Colossenses 1.9-14

Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Fp 2.13).

W. Timothy Gallway escreveu o seguinte: “Quando plantamos uma roseira, notamos que ela fica dormindo muito tempo no seio da terra, mas ninguém ousa criticá-la, dizendo: ‘Você não tem raízes profundas’ ou ‘falta entusiasmo na sua relação com o campo’. Ao contrário, nós a tratamos com paciência, água e adubo. Quando a semente se transforma em muda, não passa pela cabeça de ninguém condená-la como frágil, imatura, incapaz de nos brindar imediatamente com as rosas que estamos esperando. Ao contrário: nos maravilhamos com o processo do nascimento das folhas seguido dos botões, e, o dia em que as flores aparecem, nosso coração se enche de alegria. Entretanto, a rosa é a rosa desde o momento em que nasce até seu período de esplendor, e termina murchando e morrendo. A cada estágio que atravessa - semente, broto, botão, flor - expressa o melhor de si”. 
A comparação desta história conosco feita pelo autor é a seguinte: “Também nós, em nosso crescimento e constante mutação, passamos por vários estágios: vamos aprender a reconhecê-los, antes de criticar a lentidão de nossas mudanças”. Assim como entendemos que a roseira tem fases diferentes devemos entender as limitações de cada momento. Devemos viver cada momento conforme a fase adequada. Não devemos nos cobrar nem para mais nem para menos. 
Uma outra questão que podemos aprender aqui é a respeito da cobrança aos outros. Muitas vezes queremos que todos apresentem o mesmo desempenho em determinada função. E deve ficar claro que cada pessoa vive um momento diferente de aprendizado e desenvolvimento. Devemos ser pacientes com os outros. Não podemos cobrar perfeição de alguém que ainda está em construção. Todos nós deveríamos andar com uma placa pendurada no pescoço dizendo: “Cuidado, estou em obras”. Somos vasos trabalhados por Deus. Dia a dia somos moldados por ele. 

Viva cada estágio com excelência.