Consumido pelo consumismo


Leitura Bíblica: 1 Crônicas 16.8-11

É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! (Is 61.10a).

Consumismo é uma doença antiga que vem atingindo cada vez mais pessoas. É muito fácil consumir. Não precisamos sair de casa e nem ter dinheiro, basta comprar com um clique. O consumismo não é apenas um problema financeiro, é também falência espiritual. O consumismo vem como uma resposta à insatisfação e descontentamento, com a ideia de que é preciso consumir para ser feliz. O vício do consumismo é idolatria. “O consumismo é um pedido de socorro, uma resposta para aguentar o tranco da vida quando se assume a vitória do materialismo e a falência da espiritualidade” (Elben Cézar). A compulsão pelo consumo é vaidade, é literalmente correr atrás do vento. Afinal, para que servem tantas coisas, acumuladas em tantos anos? Por que acumular tantos tesouros perecíveis aqui na terra? 
Disse um vendedor anônimo: “Minha missão é fazer as pessoas comprarem o que elas não precisam pelo dinheiro que elas não têm”. E nossa missão como consumidores deve ser não cair nesta armadilha. Devemos consumir para viver e não viver para consumir: Qualquer pessoa precisa consumir, mas devemos saber dosar este consumo. Evitar a sedução dos constantes e belos anúncios. Os anúncios começaram sendo instrutivos e passaram de informação para persuasão, nos ensinando a ser consumista. “O alvo do anúncio é ensinar o povo a desejar o que não desejava antes, e indicar onde tais desejos podem ser atendidos” (Autor Desconhecido).
Precisamos ser agradecidos pelo que temos e aprender a desfrutar do que já possuímos, aproveitando soluções mais simples e baratas que estão a nossa disposição, deixando a vaidade de consumir certos produtos. Precisamos aprender a ajudar o nosso próximo e a utilizar nossos recursos na obra de Deus. 
Nunca devemos esquecer que o consumismo exagerado significa pobreza de alma, vazio. Tenhamos cuidado para que no desejo de consumir não sejamos consumidos pelo consumismo. 

Só Jesus pode preencher o vazio do coração.