Elogios e críticas


Leitura Bíblica: Eclesiastes 7.19-22 

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte (2Co 12.10).

O que você prefere: Ser elogiado sem merecer ou criticado sem motivo? Melhor seria se as pessoas tivessem uma visão correta de quem nós somos e assim pudessem emitir uma crítica justa e verdadeira. Li uma história sobre isso que dizia: Durante um reinado na China, um dos ministros comentou com o imperador: “Algumas pessoas estão difamando Vossa Majestade”. O imperador respondeu: “Como soberano, se acaso me cabe alguma virtude, não posso ter medo de ser difamado pelas pessoas. O que mais devo temer é ser elogiado sem ter nenhuma virtude. Claro que nenhum de nós quer ser difamado, excluído, ofendido, criticado. Todos queremos ser amados e respeitados, incluídos, aceitos. Entretanto, receber elogios de pessoas falsas e maldosas não tem o menor significado. Estar além de se alegrar pelos elogios e bajulações ou de se entristecer pelas críticas e difamações é o Caminho dos Sábios. Devemos ouvir os bons conselhos de pessoas corretas”.
Sim, é verdade. Não devemos nos acomodar em elogios que não merecemos. Às vezes ficamos bravos com quem aponta nossas falhas, mas deveríamos ficar agradecidos por eles. Se exageram nas críticas, é falha deles. Não devemos ficar ofendidos. O pior é quem nos elogia quando estão perto, mas depois falam mal de nós. Pessoas que só querem estar bem com todos e tirar vantagem da amizade dos outros. 
Também não devemos ter medo de criticar, dizer a verdade quando vemos nosso irmão pecar. Mesmo que venhamos a perder a amizade. Não podemos ver nosso próximo caminhando para o abismo e não ter coragem de avisá-lo. Que sejamos cuidadosos. Não sensíveis quando criticados, nem orgulhosos quando elogiados. Sabendo ouvir críticas, conselhos e também aproveitando as oportunidades de corrigir e aconselhar as pessoas que convivem conosco. 

Prefira a verdade.