quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Peixe ou gato?


Leitura Bíblica: Provérbios 8.6-9

Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade (1Jo 2.21).

Ao nascer do sol, um homem foi para seu recanto favorito à beira do rio. Lançou o anzol e pegou um peixe gordo e reluzente, pesando quase três quilos. Levou-o para casa e orgulhosamente exibiu-o para a mulher. - É o peixe mais bonito que eu já pesquei. Quase três quilos de puro prazer. Vou fazer um belo banquete esta noite! E saiu de casa para trabalhar. A mulher não conseguia tirar os olhos do peixe. Estava com água na boca; o peixe era muito tentador. Acabou não resistindo mais! Cozinhou o peixe e mandou chamar o irmão dela; refestelaram-se até não sobrar nem uma migalha. À noite, o marido chegou logo procurando o peixe. - Sinto muito, gemeu a mulher - mas enquanto eu estava no jardim o gato entrou na cozinha e comeu tudo, da cabeça ao rabo! O homem pegou o gato e colocou-o sobre uma balança. Pesou exatamente três quilos. - Bem, se isso é o meu peixe, onde foi parar o gato? - perguntou. - E se isso é o gato, onde será que foi parar o meu peixe?
Uma mentira aparentemente “inocente” abre caminho para novas mentiras. Devemos falar a verdade. Não utilizar da mentira para encobrir nossas fraquezas, nossa preguiça, nossa vontade de chegar na frente. Os fins não justificam os meios. A mentira não pode ser encarada como brincadeira. “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo” (Ef 4.25). A verdade produz paz, comunhão. Quando não somos honestos com o nosso próximo estamos semeando discórdia. A dúvida afasta as pessoas. Devemos ser dignos de confiança. Só ganhamos falando a verdade. 
A mentira mente para aquele que mente. Quando falamos alguma mentira, somos os primeiros a serem enganados, pois acreditamos que ela vai nos ajudar. A mentira não pode cumprir o que promete. Ela só irá nos levar para o engano, para a vergonha. 

Valorize a verdade.