Enfrente seus problemas


Leitura Bíblica: 1 Reis 2.1-4

Pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis (Pv 2.8).

Uma lenda de autor desconhecido conta que um ladrão entrou numa fazenda e roubou 200 cebolas. Antes de conseguir fugir, foi preso pelo dono do lugar, que o levou diante do juiz. O magistrado pronunciou a sentença: pagar dez moedas de ouro. Mas o homem alegou que era uma multa muito alta, e o juiz, então, resolveu oferecer-lhe mais duas alternativas: receber 20 chibatadas ou comer as 200 cebolas. O ladrão resolveu comer as 200 cebolas. Quando chegou na vigésima quinta, seus olhos estavam inchados de tanto chorar, e o estômago queimava. Como ainda faltavam 175, e viu que não aguentaria o castigo, pediu para receber as 20 chibatadas. O juiz concordou. Quando o chicote bateu em suas costas pela décima vez, ele implorou para que parassem de castigá-lo, porque não suportava a dor. O pedido foi obedecido, mas o ladrão teve que pagar as dez moedas de ouro. “Se você aceitasse a multa, teria evitado comer as cebolas, e não sofreria com o chicote”, disse o juiz. “Mas preferiu o caminho mais difícil, sem entender que, quando se faz algo errado, é melhor pagar logo e esquecer o assunto”.
Enfrentar as adversidades e encarar os problemas deve ser nosso objetivo. A tendência de atrasar tarefas, fugir dos problemas traz graves consequências. Quem demora a cuidar de um resfriado, pode ser obrigado a tratar uma pneumonia. Quem não paga suas contas, pode contrair uma dívida impagável. 
Existe uma fé falsa que tenta acreditar que podemos conquistar muitas coisas sem esforço. Jesus disse que o construtor sábio é aquele que edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha (Lc 6.48). Não pense que pode obter sucesso com facilidade, edificando sua casa perto do leito de rios transbordantes. 
É enfrentando as maiores batalhas que vamos experimentar da presente ajuda de Deus. As lutas que se apresentarem a nós, devemos lutá-las. 

Quem foge da luta é um candidato à derrota.