Aqui não jaz!


Leitura Bíblica: Hebreus 9.27-28

O tempo é chegado, dizia ele. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! (Mc 1.15)

Em alguns túmulos costuma-se escrever “Aqui jaz” e depois o nome da pessoa que morreu. A palavra jaz significa: está deitado, está morto, está sepultado. Este é um dos mais comuns epitáfios (frases que se gravam numa lápide). Alguns colocam versículos bíblicos, frases de ajuda, outros escrevem homenagens aos seus queridos. No túmulo de Mário Quintana está escrita a seguinte frase: “Eu não estou aqui”. Foi uma forma divertida de falar a respeito da sua morte. Ele era bem humorado. Escreveu frases como estas: “A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos”. “A morte deveria ser assim: um céu que pouco a pouco anoitecesse e a gente nem soubesse que era o fim”.
Não sei se Mário Quintana acreditava na ressurreição. Ou se ele conhecia o conceito bíblico em relação ao o que acontece depois da morte. Mas sua frase tem sentido quando disse: “Eu não estou aqui”. A Bíblia diz que se você crê no Senhor Jesus, quando você morre, imediatamente seu espírito é aperfeiçoado e entra na glória. Lugar onde não haverá pranto, nem luto, nem dor. Não ficamos mortos no túmulo. Não deixamos simplesmente de existir. Fomos criados para a vida. A morte não tem poder sobre a ressurreição e a vida que temos em Cristo Jesus. Também não podemos deixar de lembrar que, por outro lado, depois da morte a alma do incrédulo se afasta de Deus e experimenta tormento (Lucas 16.19-31) enquanto espera a ressurreição do corpo, o juízo que se seguirá e a justa condenação aos tormentos eternos.
Hoje é o tempo da decisão. Depois da morte não haverá mais oportunidade de arrependimento. Hoje é tempo de buscarmos a Deus. Tempo de confessarmos os nossos pecados e pela misericórdia nos voltarmos para a Deus. A segunda vinda de Jesus está próxima. Nossos dias passam rapidamente. Para onde iremos depois da morte? 

Quem crê em Jesus Cristo, está salvo!