Despertai!


Leitura Bíblica: 1João 5.10-13

Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa (1Jo 1.4).

A Primeira Carta de João traz uma mensagem muito especial. João Wesley a chamou de “a parte mais profunda das Escrituras Sagradas”. Assim escreve John Stott: “João escreveu o evangelho para incrédulos a fim de despertar-lhes a fé (Jo 20.30-31), e a epístola para crentes, a fim de aprofundar a certeza deles (1Jo 5.13). O seu desejo, quanto aos leitores do evangelho, era que pela fé recebessem a vida; aos leitores da epístola, que soubessem que já a possuíam”. 
Então, podemos dizer que 1João fala principalmente sobre a certeza de salvação. O propósito é orientar os crentes contra os falsos mestres e para dar-lhes segurança da salvação. “Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar” (2.26). “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna” (5.13). 
O Rev. Hernandes Dias Lopes diz que João escreve para fortalecer e encorajar os crentes em três áreas essenciais: 
Primeira, a área doutrinária, mostrando a eles que Jesus é o Filho de Deus e que aqueles que creem em seu nome têm a vida eterna (5.13). Segunda, a área moral, mostrando que aqueles que creem em Cristo, são purificados em seu sangue, habitados pelo seu Espírito e apartados do mundo devem, por conseguinte, aguardar a sua vinda, vivendo em santidade e pureza (2.3-6). Terceira, a área social, mostrando que aqueles que foram amados por Deus devem agora, como prova do seu amor por Deus, amar os irmãos (4.20-21). Esse amor não é apenas de palavras, mas um amor prático que se evidencia na assistência ao necessitado (3.17-18). 
Separe um tempo e leia os 5 capítulos de 1João. Uma mensagem muito atual. Hoje, como naquela época, enfrentamos dias de esfriamento do amor, ataques de falsos mestres, insegurança da salvação. Leia para que sua felicidade se complete, para que seja fortalecido no caminho da verdade. 

Viva a verdade e o amor.