Sempre aprendendo


Leitura Bíblica: Atos 2.42-47

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações (At 2.42). 

O livro de Atos é muito especial. Começa com a maravilhosa cena da ascensão de Jesus aos céus. Os presentes recebem a promessa da vinda do Espírito Santo sobre eles. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês” (At 1.8). Este evento marcou a vida daqueles irmãos. “Todos eles se reuniam sempre em oração” (At 1.14). O capítulo 2 de Atos narra o momento em que o Espírito Santo, de maneira especial, desceu sobre o povo de Deus. Atos 2.4 diz: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo”. Foi o cumprimento da profecia de Joel que havia dito que nos últimos dias o Senhor derramaria o seu Espírito sobre toda a carne (Jl 2.29). A igreja estava sendo fortalecida com poder para continuar o ministério de Jesus. Sem o Espírito, a igreja está morta. O Espírito viria sobre os discípulos de Jesus para equipá-los para a sua missão. Quase três mil pessoas são batizadas em um único dia (Atos 2.37-42). 
O que vemos na sequência é o efeito do Pentecostes (2.42-47). Quero destacar apenas a primeira parte de Atos 2.42 que diz que eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos. John Stott disse: “É como se o Espírito Santo abrisse naquele dia uma escola em Jerusalém. Os professores eram os apóstolos que Jesus escolhera. Os alunos, os quase três mil recém-convertidos. Eles não estavam se deliciando com uma experiência mística que os levasse a rejeitar a própria mente ou a teologia. O anti-intelectualismo e a plenitude do Espírito Santo são mutuamente incompatíveis. Eles não pensavam que por terem recebido o Espírito Santo este era o seu único professor que precisavam, podendo dispensar os mestres humanos. Pelo contrário, eles se assentavam aos pés dos apóstolos, ansiosos por receberem instruções, e nisto perseveravam”.
Nós temos a presença do Espírito Santo, temos a Bíblia e seus ensinamentos e devemos conhecê-los. O Espírito Santo é o Espírito da verdade, leva o povo de Deus a estudar e a se submeter à palavra de Deus. 

Buscar a presença de Deus é buscar os seus ensinos.