Vida rica


Leitura Bíblica: Provérbios 8.18-21

A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida (Pv 22.4).

Um senhor muito rico, mas que estava doente, disse o seguinte: “Sabe o que é realmente valioso na vida? É tudo aquilo que você não pode comprar!” E completou: “Hoje eu posso comprar tudo o que você puder pensar: o carro mais caro do mundo, uma cobertura em Nova York, um palacete em Londres, qualquer coisa, mas tudo isso não vale nada. A minha saúde, essa eu não posso comprar. Então percebo que é isso o que realmente vale! Não há dinheiro no mundo que compre a saúde depois que você a perdeu”. “Tudo o que você pode comprar não tem valor. Aquilo que você não pode comprar, justamente porque já veio no pacote da vida, dado de graça pelo Criador, é que realmente tem valor. A prova concreta disso é sua saúde, sua paz, sua felicidade” (Nuno Cobra). 
O mais importante é aquilo que não se pode comprar. O maior tesouro realmente recebemos pela graça e misericórdia de Deus. A nossa salvação, o nosso perdão, a paz que vem de Deus não se pode comprar. Se hoje você pode afirmar que crê no Senhor Jesus, você é a pessoa mais rica do mundo. Se você tem saúde espiritual, você tem o bem mais precioso, mais valioso do mundo. 
Precisamos investir mais tempo em coisas que não são materiais. Precisamos ser menos apegados ao dinheiro, à necessidade de comprar na ânsia de encontrar satisfação. A busca constante pela estabilidade financeira e pelo enriquecimento têm na verdade adoecido as pessoas. O dinheiro tem deixado as pessoas cada vez mais pobres. 
O capítulo 8 de Provérbios discorre bem sobre este assunto. Fala sobre o proveito da sabedoria. Sabedoria aqui é sinônimo de Deus. O texto afirma que Deus concede riqueza aos que o amam. “Meu fruto é melhor do que o ouro, do que o ouro puro; o que ofereço é superior à prata escolhida” (Pv 8.19). Não podemos lamentar, nada nos faltará. Se temos Deus, temos tudo e podemos, como Paulo, dizer: a tua graça me basta. 

Meu tesouro é o Senhor.