Árvore dos problemas


Leitura Bíblica: Gálatas 5.22-26

O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão (Pv 15.18).

O carpinteiro terminou mais um dia de trabalho e resolveu convidar um amigo para ir a sua casa. Ao chegar, antes de entrarem, o carpinteiro parou por alguns minutos, em silêncio, diante de uma árvore que ficava no seu jardim. Em seguida, tocou seus ramos com ambas as mãos. Imediatamente seu rosto mudou. Entrou em casa sorrindo, foi recebido pela mulher e filhos, contou histórias, e saiu com o amigo, na varanda. Dali, podiam ver a árvore. Sem conseguir controlar sua curiosidade, o amigo perguntou o que fizera antes. - Ah, esta é a árvore dos meus problemas, respondeu. - Sei que não posso evitar ter aborrecimentos no meu trabalho, mas estas preocupações são minhas, e não pertencem à minha esposa, nem aos meus filhos. Assim, quando chego aqui, penduro meus problemas nos ramos daquela árvore. No dia seguinte, antes de sair para o trabalho, eu os recolho de novo. O mais curioso, porém, é que quando saio de manhã e vou procurá-los, alguns já não estão mais ali, e outros parecem bem menos pesados do que na noite anterior.
Muitas pessoas, depois de um dia enfrentando problemas no trabalho não podendo brigar com o patrão, quando chegam em casa despejam sua raiva na primeira pessoa que encontram. É claro que não é tão fácil deixar os problemas pendurados em uma árvore, mas devemos sempre pedir a Deus que nos dê paz, que nos ajude colocando longanimidade em nosso coração. 
Se deixarmos os problemas tirarem a nossa paz, vamos viver constantemente nervosos e descontrolados. É preciso sempre lembrar que cada problema tem uma solução apropriada e o tempo certo de ser resolvido. É preciso entender que quando descarregamos nossa raiva de uma pessoa em outra, só vamos conseguir aumentar a carga de problemas e conflitos que já temos. Mas quando deixamos o problema de lado e agimos com amor, a paz de Deus invade nossa vida e muitos problemas são até esquecidos.  

Pare alguns minutos e coloque diante de Deus seus problemas.