Vamos por parte


Leitura Bíblica: Salmo 57.1-3

Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair (Sl 55.22).

Se você precisa caminhar cinco quilômetros, para começar, é preciso neste momento apenas dar um passo. Quando perguntaram a Joel Henderson como ele conseguia escrever tantos livros, ele explicou que jamais tinha escrito um livro. Tudo que ele fazia era escrever uma página por dia. “Encare os desafios por partes. Você não pode controlar seu temperamento para sempre, mas é possível controlá-lo pela próxima hora. Conseguir um diploma na escola ou na faculdade pode parecer impossível, mas estudar uma semana por vez é bastante possível. Você ganha a corrida longa correndo várias corridas pequenas” (Max Lucado).
Gosto muito desta ideia. Quando fico ansioso por algum motivo, a primeira coisa que penso é exatamente isso. Posso resolver meus problemas de forma parcelada. “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Saber disso nos dá coragem para enfrentar desafios maiores. Muitos compram uma casa, carro ou televisão. Não têm todo o dinheiro no banco, mas sabem que podem pagar uma parcela por mês. Da mesma forma, podemos acreditar e começar grandes projetos. Sei que não vou terminar hoje, mas posso trabalhar hoje para estar mais perto da conquista desejada. 
Precisamos lançar, para nós mesmos, desafios a longo prazo. Os desafios são uma grande forma de motivação. Se você não tem o compromisso de juntar dinheiro, praticar esportes, estudar a Bíblia, dificilmente você vai fazer alguma destas coisas. Claro que tudo deve ser feito com moderação. Não podemos sair comprando parceladamente tudo o que aparece pela nossa frente. Como não podemos assumir compromissos em excesso. Troque a ansiedade por pequenas ações. Um passo de cada vez vai te levar muito longe. Confie naquele que em tudo nos fortalece. Entregue seus caminhos à direção de Deus e o ele ajudará. 

Trabalhe na medida dos desafios à frente.