Fostes chamados

Leitura Bíblica: 1Pedro 2.20-21

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Rm 8.35)


O contexto de nosso texto base fala sobre a submissão que os empregados devem ter para com os seus patrões. Sejam eles bons ou maus devem ser obedecidos, sem retaliação. O princípio aqui tratado é que devemos suportar o sofrimento e não nos revoltarmos e agredirmos quem nos aflige. O ensinamento é que devemos amar nossos inimigos e, seguindo o exemplo de Cristo, não revidar, não pagar o mal com o mal. 

Suportar as perseguições é uma característica genuinamente cristã. Muitas vezes esquecemos que o natural na vida do cristão é enfrentar dificuldades, e não ter uma vida boa, sem problemas e perseguições. Pedro chega a afirmar que o sofrimento é nossa vocação. “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1Pe 2.21). As palavras de Pedro aqui são bem claras a respeito disso. Ele está falando sobre os maus patrões, sobre sofrer injustiça, sobre o sofrimento, e diz: “Para isto mesmo fostes chamados”. O chamado para o sofrimento faz parte de nossa vocação. 

Como cristãos, vivemos contra a cultura do mundo. Pensamos diferente e agimos diferente, por isso é natural que, em algum momento, enfrentemos perseguição. E Pedro diz que devemos ter a paciência de Jesus e seguir os seus passos. “Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma” (Hb 12.3). 

R. C. Sproul disse: “É louvável aceitar o sofrimento com paciência porque fomos chamados para isso”. Quando o grande sofrimento caiu sobre Jó, ele disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1.21). Sua dor tornou-se tão intensa que sua mulher lhe disse: “Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2.9), mas Jó respondeu: “temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? (Jó 2.10)


Independente das circunstâncias, mantenha-se firme.