Desejo a glória

Leitura Bíblica: João 5.41-44

O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra (Pv 21.21).


Embora não seja fácil admitir, todos nós somos tentados a desejar a glorificação pessoal. Desejamos a glória, mas não a glória de Deus, a glória do reconhecimento e da fama. Queremos estar em evidência, ser conhecidos e elogiados. Mas devemos lembrar que o mais importante não é o reconhecimento humano. As pessoas se importam mais com a aparência e as aparências nem sempre são o melhor termômetro para medir quem realmente está agindo bem. Precisamos lembrar que a maioria das boas pessoas nunca ficarão famosas. Embora tenham o trabalho reconhecido por quem o conhece, continuarão como um simples desconhecido. Alguns até serão mal entendidos e desprezados, mas mesmo assim ainda terão seu trabalho reconhecido por Deus. Se olharmos para as histórias bíblicas podemos ver que muitos profetas e apóstolos foram desprezados, não foram elogiados, nem ficaram famosos. Mesmo perseguidos, cumpriram seu chamado. Isso demonstrava que tinham o desejo de, em primeiro lugar, glorificar a Deus. 

Jesus disse: “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?” (Jo 5.44). Precisamos tomar muito cuidado para que o desejo de glorificar a Deus não seja rapidamente transformado no desejo de receber glória. Existe um grande perigo de nos encantarmos com os elogios quando o nosso trabalho é reconhecido. “Que o desejo de glória seja superado pelo amor à justiça. Quando, em nosso coração, o nosso amor pela glória excede o temor de Deus ou o amor por ele, isso se tor­na um mal hostil à fé” (Agostinho). O desejo da glória pessoal não deve de forma alguma superar nosso desejo de trabalhar, de ser fiel e dar toda a glória a Deus. Independentemente do tamanho do reconhecimento que recebemos, devemos permanecer em humildade, cumprindo nossa missão sempre conscientes de que a única glória que devemos desejar é a glória de Deus. 


Deus seja louvado!