A depressão de Elias

Leitura Bíblica: 1Reis 19.13-18

A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra (Sl 119.28).


Logo depois de orar pedindo chuva, Elias é ameaçado por Jezabel e foge. Ele fica tão triste que pede a Deus a morte. Vendo esta parte da história fica mais fácil de entender como ele era semelhante a cada um de nós (Tg 5.17-18). Nós também passamos por tempos de alegria e vitória, mas também por momentos de tristeza e depressão.  

Como Elias pôde ficar tão triste? Acredito que sua tristeza estava relacionada ao seu cansaço. Em sua história, ele enfrentou grandes dificuldades, obteve várias vitórias, mas chegou o momento que provavelmente achou que já era hora de “aposentar”. Depois de uma grande vitória, pensou que seria hora de receber um troféu e descansar, e não de sofrer nova perseguição. 

Como ele conseguiu vencer a depressão? Deus foi ao seu encontro. Mandou um anjo que lhe ajudou a levantar, se alimentar e caminhar. Mesmo assim Elias tenta se esconder novamente em uma caverna. Então Deus o questiona: “Que fazes aqui, Elias?” (1Rs 19.9b). Elias expressa sua tristeza. Ele parece não entender porque estava sendo perseguido. Ele diz: “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos” (1Rs 19.10a). Fala que se sente sozinho, perseguido de morte. 

A vitória de Elias vem quando ele ouve o que o Senhor tem a lhe dizer. Deus mostra que ele não estava sozinho, que ele continuaria sendo vitorioso. Ainda não era hora de se aposentar e de desistir. Mesmo diante de sucessivas barreiras, não devemos desanimar, pois podemos vencer as oposições. Quando enfrentamos depressão e tristeza, devemos ouvir a voz de Deus que diz: Levante, alimente-se, ande, você não está sozinho. Elias deveria olhar para quem estava com ele, para Deus e para seu trabalho. Não para Jezabel, não para os que se afastaram de Deus. Elias deveria olhar para tantas coisas boas que tinham acontecido em sua vida até aquele momento. Tantos milagres, tantas vitórias, tantas bênçãos.


A voz de Deus nos anima.