A importância da meditação

Leitura Bíblica: Salmo 63.1-6

Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos (Gn 24.63).


Vivemos em um mundo muito barulhento, cheio de informações e relacionamentos superficiais. Temos aprendido que muita informação não significa qualidade de informação. Muitas conversas e trocas de mensagens não significam comunhão. É certo que em meio a tanta confusão, temos deixado o hábito de meditar. “Precisamos estar dispostos a descer ao silêncio recriador, ao mundo interno da contemplação” (Richard Foster). Thomas Merton disse que “a verdadeira contemplação não é um truque psicológico, mas uma graça teológica”. 

Praticar a meditação cristã é algo simples, mas exige dedicação e hábito. Aprendemos a meditar meditando. “A meditação cristã, numa definição simples, é a capacidade de ouvir a voz de Deus e obedecer à sua Palavra” (Foster). Apenas sentar e pensar em Deus, afastar-se dos barulhos, das distrações, buscar um tempo de solitude, de comunhão com o Senhor. O Salmo 1 diz que o homem bem-aventurado é aquele cujo “prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2). 

A ideia da meditação aparece na Bíblia cerca de 58 vezes. Mostra pessoas chegadas a Deus, dispostas a ouvi-lo: “No meu leito, quando de ti me recordo, e em ti medito, durante a vigília da noite” (Sl 63.6); “Os meus olhos antecipam as vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras” (Sl 119.148); “Eu, porém, meditarei nos teus preceitos” (Sl 119.78).

Pratique a meditação. Procure um lugar calmo e livre de interrupções. Relaxe, respire profundamente e medite. Deixe sua imaginação trabalhar. Leia a Bíblia, pense nos detalhes da passagem e suas aplicações. Pode ser um pensamento, um conceito, um versículo. O importante não é a quantidade, mas o quanto conseguimos nos aprofundar no pensamento. Medite também sobre os acontecimentos atuais, buscando perceber seu significado real. Peça a orientação de Deus. Guarde na mente e no coração o que Deus te falar. 


Meditação, um modo de vida.