Deus é a resposta

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 12.7-10

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5).


Em muitos momentos perguntamos a nós mesmos: Como continuar? Mas será que este questionamento não pode ser o início de uma postura de incredulidade? Será que esquecemos que “para Deus todas as coisas são possíveis” (Mc 10.27)? “A incredulidade diz: ‘Como pode acontecer isso?’ Está cheia de ‘comos’. Mas a fé tem uma grande resposta para os milhares de ‘comos’; e a resposta é: Deus!” (C. H. Mackintosh). Acredito que podemos substituir a palavra “como” pela palavra “Deus”. Quando estamos fracos, disse Paulo, é que somos fortes (2Co 12.10b). Essa força vem da necessidade da entrega de nosso problema nas mãos de Deus. Quando estamos diante de um dilema, quando reconhecemos que não temos como resolvê-lo, buscamos prosseguir com a ajuda de Deus. No lugar da falência, encontramos força, pois o poder se aperfeiçoa na fraqueza (2Co 12.9b). 

Se pensarmos bem, não são só algumas coisas que nos são difíceis. Jesus lembrou muito bem: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5b). Com Jesus a realidade é outra: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13). F. B. Mexer disse: “Sem ele, nada podemos fazer. Enquanto permanecemos nele, nada é impossível. Portanto, o objetivo de nossa vida deveria ser continuar numa união viva e intensa com Cristo, guardando-nos de qualquer coisa que possa quebrá-la, empregando todos os meios para solidificá-la e aumentá-la. E exatamente na proporção em que fizermos isso, veremos seu poder fluindo em nós em cada emergência”. 

Com Deus temos força. Temos respostas certas e temos paciência. “Não há tentação a que não possamos resistir, nenhuma dificuldade que não tenhamos como enfrentar; nenhum trabalho que não consigamos executar” (Mexer). Como continuar? Em comunhão com a verdade sempre saberemos o que fazer. Seguiremos sempre em frente, na confiança de que a graça de Deus nos basta. É tudo o que precisamos. 


Vivamos em confiança, buscando a presença de Deus.