Direção e amparo

Leitura Bíblica: Salmo 115.11-15

No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos (Pv 14.26).


Historiadores dizem que Fanny J. Crosby escreveu mais de nove mil hinos durante sua vida. Encontrei no Hinário Novo Cântico 14 desses hinos (41, 42, 43, 49, 109, 144, 153, 184, 202, 204, 222, 226, 287 e 315). Fanny Crosby perdeu a visão ainda criança. Esta deficiência lhe acompanhou o resto de sua vida. Mesmo assim, Fanny não se deixava abalar pelo problema. Ela teve de acostumar-se às dificuldades e logo demonstrou grande habilidade para compor poemas.

Gostaria de chamar a atenção para as primeiras duas estrofes do hino Amparo Divino (153): “Com tua mão segura bem a minha, pois eu tão frágil sou, ó Salvador. Que não me atrevo a dar jamais um passo, sem teu amparo, Cristo, meu Senhor! Com tua mão segura bem a minha, e meu caminho, alegre, seguirei! Mesmo onde as sombras caem mais escuras, teu rosto vendo nada temerei”. É interessante saber que, como deficiente visual, muitas vezes ela precisou de alguém para segurar sua mão ou se sentiu fragilizada por viver na escuridão. Sem amparo não podia se atrever a dar um passo. Mas sendo amparada pelas pessoas que lhe cercavam, viveu com alegria. 

Fanny também sabia que, além da cegueira física, existia a cegueira espiritual. Nós podemos enxergar até bem, mas somos cegos sem Deus. Vivíamos na escuridão do pecado e da morte, e Deus nos fez enxergar, ele é a nossa luz. Ele segura nossa mão, é o nosso amparo. Por mais que as trevas venham a nos cercar, olhando para Jesus podemos confiar. 

O hino termina dizendo: “E no momento de transpor o rio, que tu, por mim, vieste atravessar. Com tua mão segura bem a minha e sobre a morte eu hei de triunfar. Quando voltares lá dos céus descendo, segura bem a minha mão, Senhor. E, meu Jesus, conduze-me contigo para onde eu goze teu eterno amor. Amém”. Vivamos com confiança e alegria, certos de que podemos contar com o amparo divino. Ele nos conduz durante a nossa vida e nos mostrará o caminho dos céus. 


Deus é luz e vida.