Foque no que você tem

Leitura Bíblica: Filipenses 4.11-13

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento (1Tm 6.6).


Interessante esta frase: “Não estrague o que você tem, desejando o que você não tem; lembre-se de que o que você tem agora foi uma das coisas que você esperava” (Epicuro). Encontramos aqui um princípio muito importante para termos uma vida de contentamento. Viveremos mais satisfeitos quando olharmos mais para as nossas conquistas do que para nossos desejos. Quando aprendemos a focar no que temos e não no que não temos. 

Nossa vida é uma coleção de troféus. Eles devem estar à vista, pregados nas paredes, pendurados em nosso pescoço. Não podemos ser como uma coleção de trofeus empoeirados, guardados em uma caixa em um porão escuro e sujo. Devemos lembrar de nossas conquistas com humildade e gratidão a Deus por tantas vitórias, vantagens e realizações alcançadas. Quando temos uma lembrança de gratidão, temos alegria sem vaidade. Temos também esperança de novas conquistas, pois enquanto vivemos, a companhia de Deus continua a nos abençoar. Só que esta expectativa não pode estragar ou minar nossa alegria. 

Viver em contentamento não é tão fácil. Precisamos nos fortalecer espiritualmente para suportar as adversidades sem desanimar e também precisamos de sabedoria para receber as honras sem nos orgulhar. Paulo disse: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez” (Fp 4.11-12). Repare que ele aprendeu através da experiência. Foi reagindo bem ao que a vida ia lhe proporcionando que Paulo pode experimentar o contentamento. A capacidade de Paulo tinha uma fonte. Ele revela o seu segredo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13). Que as nossas conquistas sejam sempre lembradas por nós e as batalhas sejam enfrentadas com esperança e determinação. 


Você tem Deus, logo tem tudo.