Segui em amor

Leitura Bíblica: Gálatas 2.19-21

Amai o SENHOR, vós todos os seus santos. O SENHOR preserva os fiéis, mas retribui com largueza ao soberbo (Sl 31.23).

O mais importante é o amor; é o amor de Deus por nós, é o amor que devemos demonstrar por ele e pelo nosso próximo. Tantas coisas que valorizamos hoje têm seus dias contados, logo irão ficar no esquecimento, logo irão perder o seu valor, mas o amor é sempre importante, sempre útil e nunca deve ser deixado ou esquecido. Em 1Coríntios 13.13 lemos: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”. “O amor é a maior coisa que Deus pode nos dar, pois ele próprio é amor. E também a maior coisa que podemos dar a Deus, pois com isso estaremos dando-nos a ele, juntamente com tudo o que temos” (Jeremy Taylor). É interessante pensar que o amor de Deus por nós é tão intenso que foi demonstrado na entrega de seu filho para nos salvar. 

O quanto temos exercido este amor por Deus e pelo nosso próximo? Lembrando o que já dissemos a pouco, o mais importante é o amor. Em tudo que temos e vivemos, o mais importante é ter sido amado pelo Senhor, salvo, acolhido pelo Deus Pai, purificado pela morte do Deus Filho, acompanhado pela presença do Deus Espírito Santo. O mais importante é o amor. Mostramos que reconhecemos ser amados quando buscamos amar as pessoas, dedicar tempo e atenção a elas. Mas, como aprendemos, amar é doar a si mesmo. E isso não é fácil. Para amar temos que ter humildade, temos que deixar de lado o egoísmo. Temos que aprender a servir. 

Paulo diz: “Segui o amor” (1Co 14.1a). Seguir em amor é lembrar sempre do amor recebido. “Esforcem-se para ter amor” (1Co 14.1a - NTLH), praticando o que aprendemos na Palavra de Deus. O amor de Deus não cessa, não diminui, não acaba. Nosso amor por Deus e pelo nosso próximo deve ser forte, resistir às adversidades e aos maus sentimentos. Que no início de cada dia, em meio a tantos pensamentos e atividades, esteja presente em nossa bagagem de mão o mais importante, o amor. 


Dar amor é dar a si próprio.