Tesouro perdido

Leitura Bíblica: Provérbios 1.1-8

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente (Sl 16.11).

Vivemos em um mundo de infinitas possibilidades. Mas, infelizmente, poucos aproveitam com sabedoria as oportunidades que estão por todo lado. Gastamos mal nosso tempo, experimentamos pouco do que a vida tem a nos oferecer. Muitos tesouros que estão à nossa disposição ficam esquecidos, perdidos, e passam despercebidos. “Em algum lugar da minha vida existe um tesouro que possivelmente ainda não percebi a sua existência” (Nélio DaSilva). 

Será que temos algum tesouro que ainda não exploramos? Algo bem próximo, mas que ainda não percebemos sua existência? Nélio diz: “O que poderia ser? Talvez seja uma habilidade que você nunca teve tempo para desenvolver. Ou talvez aquele tesouro oculto seja uma pessoa em sua vida que você nunca realmente teve tempo para aprofundar o relacionamento, ou ainda pode ser um desafio que você ainda não teve coragem de enfrentar e superá-lo. Talvez seja algo que você sempre quis fazer, mas nunca sentiu que era a hora certa. Será lamentável e terrível se você continuar a ignorar esse tesouro ainda despercebido e nunca conhecesse realmente o seu valor”.

Muitas vezes vivemos preocupados, na defensiva, com medo de que algo possa dar errado. Não acreditamos o quanto nossa vida pode melhorar, e que a partir de uma boa decisão, algo muito bom pode começar. Seu tesouro pode estar bem mais perto do que você imagina. 

Falando em tesouro inexplorado, não tem como não lembrar do tesouro da comunhão, da paz que a salvação nos proporciona e da alegria de viver na presença de Deus. Ele é o nosso tesouro maior, está sempre perto, mas nem sempre desfrutamos dele como devemos e podemos. De forma plena, só iremos desfrutar da presença de Deus no Céu, mas desde já podemos desfrutar a alegria de pertencer a Deus. Ele nos faz ver os caminhos da vida, nele temos plenitude de alegria. “Na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl 16.11b).


Aproveite os tesouros da vida.