Âncora da alma

Leitura Bíblica: Hebreus 6.13-20 

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo (Rm 15.13). 


Muitas vezes somos como um barco sem direção, levados pelo vento, e as tempestades estão a ponto de nos fazer tombar e afundar. Isso era o que acontecia de verdade com os barcos até que foi inventada a âncora. Ela é usada para manter a embarcação em um local específico, firmando-a com segurança. 

A Bíblia nos ensina que também temos uma âncora chamada esperança. Ela torna nossa vida equilibrada. Assim como um navio fica seguro quando está no ancoradouro, nossa vida se firma na esperança que nos liga a Cristo. Ele é o nosso supremo sacerdote (Hb 6.20). No Antigo Testamento, o sacerdote representava o povo diante de Deus, oferecendo sacrifícios em seu favor. O Novo Testamento deixa claro que Jesus, com sua morte e ressurreição, passou a desempenhar esse papel de mediador por meio de seu sacrifício único e perfeito. Confiar nele é como jogar uma âncora e conquistar a firmeza necessária para viver. Além disso, buscar a Cristo é um forte alento. Nele temos o consolo que precisamos, a segurança na caminhada e a certeza de um relacionamento real com Deus. 

O texto que lemos hoje deixa claro que as promessas que lemos na Bíblia vêm do próprio Deus, e ele é fiel. Por isso, sabemos que a âncora da esperança em Cristo nunca vai nos decepcionar. Abandonar esta esperança é como puxar a corda e encurtá-la, ficando assim sujeito a ser levado pelas ondas e ventos contrários. 

Se há em sua vida alguma situação que esteja tentando levá-lo para longe de Deus, não importa qual seja ela, saiba que você pode se firmar na âncora da esperança que é Jesus. Ele é o único que pode lhe dar uma firme consolação, segurança e direção para a vida. “Por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre, a graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor” (2Jo 1.2-3).


A esperança em Cristo é a âncora que dá estabilidade à nossa vida.