Cair e levantar

Leitura Bíblica: Salmo 119.30-35

Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade (Pv 24.16).

Sempre devemos orar pedindo a Deus que nos livre da queda. Jesus nos ensinou a orar dizendo: “Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mt 6.13). Nosso pedido é que Deus perdoe os nossos pecados e nos livre de todo o mal. No Salmo 37.23-24, encontramos a promessa de que Deus firma os nossos passos. Ele segura em nossa mão quando estamos prestes a cair. Ele nos coloca de pé. Falando sobre este assunto, o pastor José Roberto faz uma comparação interessante: “É emocionante para os pais ver o filho dando os primeiros passos. É um tempo de alegria e cuidado também. Quando meus filhos começaram a andar, eles caíram várias vezes. E, em algumas, tive que ajudá-los a se levantar. Como filhos de Deus, também caímos muitas vezes: ora porque andamos por caminhos escorregadios, ora porque nos distraímos e, sempre, por causa do pecado. Mas Deus, como um Pai amoroso, sempre está por perto para nos ajudar a nos levantar. Ele nunca nos deixa caídos; nunca nos abandona. Por sua graça, sempre nos levanta, nos renova e nos perdoa. Ele nunca nos deixará prostrados”. 
Deus não abandona seus filhos. Muito oportuna esta comparação que é também muitas vezes usada na Bíblia. Nós somos filhos de Deus e, por isso, somos cuidados por ele. Somos educados, disciplinados e sempre amparados. Deus não desiste de amar seus filhos, mesmo quando por um momento estes desobedecem e caem. Não importa a situação que nos encontramos hoje, com a ajuda de Deus, podemos levantar, podemos ficar de pé e seguir firmes nos passos de Jesus. “Você está caído? Está frio e desanimado? Clame ao Senhor que ele o tomará pela sua mão, e o colocará de pé e o conduzirá por caminhos retos” (Rev. José). Lembre-se que: “Vem do SENHOR a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação. O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio” (Sl 37.39-40).

Eu olharei para o Senhor.