Faça o melhor

Leitura Bíblica: 2Tessalonicenses 2.13-17

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Ec 9.10).

Foque o que você pode fazer, não o que você não pode fazer. “Se não puder voar, corra, se não puder correr, ande, se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito” (Martin Luther King, Jr). É muito comum desistirmos de alguma coisa sem ao menos antes tentar realizá-la. É claro que, vivendo em um mundo de tantas possibilidades, não podemos fazer tudo o que imaginamos. Precisamos saber escolher bem o que fazer e definir nossas prioridades, alinhando nossas vontades aos nossos talentos. Mas, depois de conhecermos nossas prioridades, devemos vencer a preguiça, o medo, os pensamentos negativos e partir para a ação. Foque e faça. “Sempre faça o seu melhor. O seu melhor mudará de instante para instante; será diferente quando você estiver saudável e não doente. Sob qualquer circunstância, faça o seu melhor e evitará o autojulgamento, o autoabuso e o arrependimento” (Don Miguel Ruiz).
A parte mais difícil é a decisão de agir. Depois que encontramos nosso propósito, basta viver realmente com dedicação para o trabalho que fomos chamados a realizar. Faça tudo com dedicação. “Faça todo o bem que puder, por todos os meios que puder, de todas as maneiras que você puder, em todos os lugares que você puder, todas as vezes que você puder, para todas as pessoas que você puder, enquanto você puder, sempre” (John Wesley).
A Bíblia diz que nós não devemos nos cansar de fazer o bem (2Ts 3.13). Deus nos deu vida para que a vivêssemos de forma a agradá-lo. Não nos chamou para viver desanimado, desacreditando nas possibilidades, desistindo de tudo que começamos. Mas nos chamou para cumprir o seu propósito e obter vitória em nossos empreendimentos. Que possamos seguir no caminho da paz, dia a dia renovando nossas esperanças, vivendo com excelência, cultivando bons hábitos, vencendo as barreiras. Afinal, “não é o que acontece com você, mas como você reage a isso que importa” (Epicteto).

Viva com propósito.