Habilidades em ação

Leitura Bíblica: 1Pedro 4.10-11

Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor (Sl 2.11)

Toni Morrison disse: “Se há um livro que você deseja ler, mas ainda não foi escrito, você deve escrevê-lo”. É certo que nem sempre temos tempo e habilidade para colocar em prática esta frase. Existem várias coisas que não foram criadas e gostaríamos que existissem, mas não podemos simplesmente construí-las. Isso não quer dizer que a frase não tem sentido. Gostei bastante dela e acredito que podemos aplicá-la em muitas situações. Um exemplo disso é que ela pode ser aplicada na necessidade de colocarmos mais nossas habilidades em ação. Quando criticamos alguém, geralmente o criticamos naquilo que temos habilidade. Um cantor percebe onde o outro desafina, um marceneiro reconhece melhor os defeitos de um móvel. Muitas vezes, no lugar de criticar, deveríamos ajudar quem está errando. E até, no lugar de criticar, deveríamos nos dispor a fazer no lugar do outro que não sabe muito bem. 
Se temos habilidades, deveríamos usá-las mais. Lembro-me de uma vez que uma jovem formada em conservatório musical ficava rindo da esposa do pastor que tocava os hinos de forma bem limitada. Ela estava disposta a criticar, mas não a ajudar. Precisamos nos dispor mais a ajudar. Devemos ter humildade para nos colocar à disposição de trabalhar naquilo que temos habilidade, principalmente no que for relacionando ao trabalho de uma comunidade cristã. Deus nos chamou para servir e ele nos deu dons conforme a necessidade de sua obra. A igreja é um corpo com muitos membros e cada um dos membros deve estar disposto a exercer a sua função.
Acredito que a mensagem da frase de Toni é uma lembrança para que cada um de nós tenha foco no que podemos dar e não no que temos a receber. Precisamos estar sempre prontos a ajudar, deixando de lado a ganância do desejo constante de receber. Devemos servir o nosso próximo. No lugar de criticar e cobrar, devemos colaborar. 

Deus nos deu a capacidade de ajudar.