Humildade
Leitura Bíblica: Lucas 14.7-11
Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios (Pv 27.2).
Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios (Pv 27.2).
William Penn disse: “Escolham uma habitação baixa e plana”. Ele fala a respeito da humildade que devemos ter em nossas atitudes. É certo o que a Bíblia nos ensina: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tg 4.6). Certa vez, o evangelista D. L. Moody disse: “Quando o homem pensa ser bem forte e é autoconfiante, pode esperar por sua queda. Pode demorar anos para ocorrer, mas já começou”.
Nosso texto base conta que Jesus, notando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, resolveu dar uma lição sobre humildade. Ele disse: “Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas” (Lc 14.8-10).
Uma situação parecida é apresentada em Provérbios 25, quando alguém se encontra em um local cheio de autoridades. O ensinamento é: “Quando você estiver diante das autoridades, não se faça de importante. É melhor que depois lhe deem um lugar de honra do que você ser humilhado na presença das autoridades” (Pv 25.6-7a NTLH).
Jesus conhece o coração do homem e sua preocupação egoísta de querer ser o primeiro, de procurar um lugar de destaque, mais próximo do anfitrião, e as posições de honra. Devemos resistir à tentação de escolher para nós a melhor posição. Devemos aguardar um convite para uma posição melhor e, até mesmo, nos colocarmos num lugar menos privilegiado, sem se importar com isso. Jesus conclui dizendo: “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lc 14.11).
A honra vem do serviço e não dos aplausos.