Oração é respiração

Leitura Bíblica: Romanos 12.9-12

Perseverai na oração, vigiando com ações de graças (Cl 4.2).

Podemos ficar cerca de 40 dias sem comer, cerca de 3 dias sem beber água, mas poucos minutos sem respirar. A respiração é sinal de que estamos vivos. Depois do último suspiro já não existe vida. Acredito que, na vida espiritual, a oração ocupa parte tão importante quanto a respiração. A oração não pode parar. Ela está diretamente ligada a estarmos vivos espiritualmente. Quando nascemos, começamos a respirar. Da mesma forma, quando nascemos espiritualmente nos comunicamos com Deus através da oração. Estávamos mortos espiritualmente e ele nos deu vida. Nascemos de novo e, nesse novo nascimento, a oração é nossa respiração.  
Corrie Ten Boom, ao falar sobre a necessidade de respirar espiritualmente, fez uma bela comparação: “A oração tem o mesmo papel que a respiração para os pulmões. A expiração nos livra do monóxido de carbono. A inspiração nos provê ar puro. Exalar é como confessar; e inalar é como ser cheio do Espírito Santo. Muitas vezes preciso confessar as minhas preocupações. Então, eu conto todas elas para meu Pai celestial. Primeiro expresso meu arrependimento antes de pronunciar a palavra por favor. Você tem algum rio que pensa ser intransponível? Tem alguma montanha que não consegue escavar? Nosso Deus é especialista em coisas que são chamadas impossíveis - Ele pode fazer aquilo que ninguém mais consegue”.
Respirar é uma bênção que só sentimos falta quando temos algum problema respiratório. Quem experimenta viver uma vida de constante oração sabe como é abençoado por isso e sente falta da oração como sente falta de ar. Orar se torna algo tão natural que faz parte das ações diárias. Mas precisamos tomar cuidado para não descuidar da oração. Pois sem oração podemos até viver fisicamente, mas espiritualmente estamos doentes. Pode até parecer que está tudo bem. Mas nossa vida não se resume ao que somos fisicamente. 

Espírito Santo, nos ensine como respirar espiritualmente.