Principal medo

Leitura Bíblica: 1João 3.21-24

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).

Mesmo depois de ver que a Bíblia, por diversas vezes, dá uma ordem, um comando, dizendo: “não temas”, por que algumas vezes ainda somos tomados pelo medo? Um dos motivos é que somos frágeis e inseguros, com pouco conhecimento, vivendo em um mundo violento, complexo e cheio de surpresas e imprevistos. Mas acredito que o principal medo do homem é o medo de Deus. Como disse muito bem R. C. Sproul: “Tememos seu poder; tememos sua ira; e acima de tudo, tememos sua rejeição final. Este é o medo que domina todos os que se aproximam do Deus vivo. A certeza de que do que mais precisamos é a certeza da salvação. A pior catástrofe que pode nos sobrevir é sermos visitados pela ira punitiva final de Deus. Nossa insegurança é agravada pela certeza de que a merecemos”.
Como podemos vencer este medo? Ao trocá-lo pelo temor a Deus. Não devemos ter medo de Deus e sim temê-lo, respeitar o Senhor e sua Palavra. Por isso, a única forma de vencer o medo é através da busca pela santidade. É buscando a Deus de todo o coração que iremos encontrá-lo. É andando no seu caminho que encontraremos paz e segurança. “Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu” (1Jo 3.24). A partir do momento em que cremos em Jesus como nosso salvador, confessamos os nossos pecados e, guiados pelo Espírito Santo, passamos a viver em busca da verdade. Assim, no lugar do medo temos paz com Deus. 
Portanto, embora a salvação não seja pelas obras, é através de uma vida de perseverança no caminho de Deus que podemos sentir que estamos realmente salvos. Do verdadeiro cristão frutos do arrependimento irão nascer. Vivendo uma vida de amor a Deus, o medo vai desaparecendo. “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração” (1Jo 3.19).

O verdadeiro amor lança fora o medo.