Se eu tivesse asas

Leitura Bíblica: Salmo 55.1-8


Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades (Sl 57.1).

Davi, passando por dificuldades, se sente oprimido. Seu desejo é ir pra bem longe dos problemas. Ele diz: “Ah! Se eu tivesse asas como a pomba, voaria para um lugar de descanso! Fugiria para bem longe e moraria no deserto. Bem depressa procuraria achar um lugar seguro para me esconder da ventania e da tempestade” (Sl 55.6-8 - NTHL). Acredito que nós também já pensamos assim: Quero ir pra bem longe. Mas Davi sabia que não tinha asas e não podia se afastar daquilo que eram os seus problemas. Por isso, ele age como devia. No lugar de fugir dos problemas ou ignorá-los, ele os coloca diante de Deus. Ele disse: “Mas eu chamo a Deus, o SENHOR, pedindo ajuda, e ele me salva. De manhã, ao meio-dia e de noite, eu choro e me queixo, e ele me ouve” (Sl 55.16-17). 
A solução para os nossos problemas não é viajar ou procurar um lugar para nos esconder. Não adianta fazer de conta que os problemas não existem ou deixá-los para resolver amanhã. “Sejam quais forem as nossas circunstâncias: um casamento difícil, desemprego ou uma profun­da solidão - podemos entregá-las a Deus. Ele retirou o fardo dos nossos pecados; não retirará o peso das nossas tristezas? Confiamos nele com nossas almas eternas; não poderíamos confiar nossas circunstâncias atuais a ele?” (David H. Roper).
É bom saber que Deus se importa conosco. Não devemos temer e fugir. Devemos confiar, buscar a Deus e nos abrigar em suas asas. Devemos nos aproximar do Senhor com temor e em atitude de submissão. É certo que seremos acolhidos. “Entregue os seus problemas ao SENHOR, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece” (Sl 55.22). Deus não nos dá asas para voar, mas nos ensina a confiar. “Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o SENHOR Deus cuida do seu povo” (Dt 32.11 - NTLH). Não precisamos voar para longe dos problemas, precisamos nos aproximar de Deus. 

Aproxime-se de Deus.