Adorai sem cessar

Leitura Bíblica: Romanos 12.1-2


Orai sem cessar (1Ts 5.17).


Uma das coisas que ouvi e guardei quando era seminarista é que o culto não termina. Como pastor, não é bom dizer: “agora vamos encerrar o culto”. Essa ideia pode parecer antiquada e exagerada, mas traz um conceito muito real. O culto não termina, o que acaba é o momento de adoração em comunidade, na igreja. Saímos da igreja e o culto deve continuar em nossas atividades. Paulo diz em Romanos 12.1: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Ele fala que devemos viver em adoração, em sacrifício. Um culto racional, não apenas um momento ou uma celebração durante a reunião na igreja, mas durante toda nossa vida. Um culto racional, não apenas emocional ou ritual, deve envolver o nosso coração e mente.

Como diz em 1Tessalonicenses 5.17: “Orai sem cessar”, também podemos dizer que devemos cultuar e adorar a Deus sem cessar. Lawrence, em seu clássico livro devocio­nal Praticando a Presença de Deus, afirma: “É um grande engano pensar que os nossos momentos de oração devem ser diferentes dos outros momentos. Devemos nos sentir tão próximos a Deus quando trabalhamos e quando oramos”. H. Dennis Fisher, em um texto do Pão Diário, disse: o Irmão Lawrence (1614-91) sentia-se intimamente próximo de Deus enquanto, humildemente, limpava pane­las e frigideiras na cozinha do mosteiro. Certamente ele tinha momentos especí­ficos de oração devocional. Mas o que ele considerava mais transformador em sua vida era a oração durante o dia de trabalho”. 

Nossa adoração e oração não pode ser apenas durante o culto, ou em uma reunião nos lares em um momento devocional. É em todo tempo, em todos os lugares. Isso ocorre quando nossos pensamentos e decisões estão sempre diante de Deus, quando estamos conscientes de que ele sempre faz parte de nossa vida. 


Em todo tempo adore a Deus.