Deus no controle

Leitura Bíblica: Romanos 11.33-36

A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém! (1Pe 5.11) 

Às vezes dizemos que Deus está no controle, mas nossa vida parece mais estar fora do controle de Deus. Parece mais que somos nós que a controlamos. No lugar da confiança, estamos impacientes, envolvidos em muitas atividades e tentando resolver os diversos problemas. Com medo de fracassar, de não conseguir ir adiante nos projetos começados, vivemos uma vida sem alegria, sem gratidão e sem submissão a Deus. Acreditamos saber o que é melhor em cada momento, no lugar de viver com contentamento, submissos à vontade de Deus. 
Como viver sob o controle de Deus? Nélio DaSilva responde esta pergunta dizendo: “Sei que sou dependente de Deus quando tenho a perfeita consciência da sua soberania em minha vida. Quando vejo Jesus por trás de tudo, pela frente de tudo e por todos os lados e ângulos. Quando sou grato em tudo; até mesmo por aquelas coisas que dilaceram o meu coração. Quando no profundo da minha alma entendo que absolutamente tudo que acontece em minha vida faz parte de um plano genial que opera em favor do meu próprio bem e para sua glória. Quando serena e pacificamente entrego tudo a ele porque tenho consciência que estou sendo dirigido pelo meu Soberano Pastor Jesus. Quando me torno curioso e na expectativa de ver o que ele fará em seguida, em mim, nos outros e nas circunstâncias”.
Deus está no controle, isso é certo. Precisamos nos humilhar diante da sua soberania. Precisamos buscar ao Senhor, conhecer a sua vontade e lembrar que os nossos caminhos nem sempre são os caminhos de Deus. Precisamos nos converter de nossos maus caminhos. É preciso clamar a Deus para que ele abra os nossos olhos para que possamos ver o caminho certo, o caminho eterno, e assim possamos caminhar por ele. Que possamos viver no controle de Deus, na presença do Espírito Santo. “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl 5.25).

Deus é soberano!