Natureza divina

Leitura Bíblica: 2Pedro 1.3-7

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor (Fp 2.12).

Pedro afirma que, pelo poder de Deus, temos tudo que precisamos para viver uma vida de piedade. Ele diz que nos tornamos co-participantes da natureza divina. Para entender melhor o que é ser co-participante da natureza divina, devemos lembrar que a natureza é o que determina o nosso comportamento e nossas escolhas. Warren Wiersbe ilustra isso da seguinte forma: “As águias voam e os golfinhos nadam porque é de sua natureza proceder desse modo. Se a natureza determina os desejos, e se temos dentro de nós a natureza de Deus, então devemos ansiar por aquilo que é puro e santo. O porco quer chafurdar na lama e o cão deseja voltar ao seu vômito (2Pe 2.22), mas as ovelhas anseiam por pastos verdejantes”.
Pedro ensina que a vida cristã exige empenho, dedicação e esforço. Deus nos resgatou da condenação, nascemos para viver as coisas do Espírito e passamos a fazer parte da família de Deus, buscando viver para ele. Deus nos chamou para a sua própria glória e virtude, para uma vida de crescimento espiritual. Podemos subir os seguintes degraus: Em primeiro lugar, a fé e a virtude (1.5b). Salvos pela fé para viver em excelência. Em segundo lugar, a virtude e o conhecimento. A base da virtude é o conhecimento bíblico. Em terceiro lugar, o conhecimento e o domínio próprio (1.6). Com o conhecimento é preciso o domínio. Inútil é o conhecimento apenas teórico. Em quarto lugar, o domínio próprio e a perseverança. Paciência diante das circunstâncias difí­ceis, um controle duradouro. Em quinto lugar, a perseverança e a piedade (1.6). Consciência prática de Deus em todos os aspectos da vida, perseverando na presença dele. Em sexto lugar, a piedade e a fraternidade (1.7). Pedro fala sobre o amor fraternal não fingido (1.22). Em sétimo lugar, a fraternidade e o amor (1.7). Um relacionamento sacrificial. 
Que possamos conhecer a Deus, que nos chamou, para assim podermos viver baseados em suas promessas. 

Confirme sua vocação.