O trapezista

Leitura Bíblica: Salmo 40.13-17

Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o SENHOR me serviu de amparo (Sl 18.18).

Faz muito tempo que não vou ao circo, mas me lembro como é impressionante ver o trapezista voando em seus saltos de um lado para o outro. É interessante que o trapezista, apesar de ser visto como o destaque do espetáculo, não está sozinho. Certa vez, um artista admitiu que, apesar de ser visto como o astro do show, o verdadeiro astro é quem o segura, o colega de equipe, que pendura-se em outro trapézio para agarrá-lo e garantir-lhe o pouso seguro. Ele explicou que é importante ter a con­fiança no outro. Com braços estendidos, quem salta deve confiar que o colega está pronto e é capaz de agarrá-lo em movimento. 
Em nossa vida temos que realizar diversas atividades. Vencer está mais relacionado a quem nos dá suporte do que ao nosso próprio desempenho. Para vencer, mais do que habilidade, precisamos ter confiança em Deus. A vida pode ser arriscada, cheia de altos e baixos, mas em todo o tempo a mão de Deus está estendida para nos socorrer, para nos ajudar atravessar os piores momentos. Por maior que seja o sucesso, não podemos nos distrair, sempre precisamos voltar para a mão de quem nos segura. Precisamos manter a mente concentrada e os olhos bem abertos, fixos em Deus. Sem o suporte do ajudante, o trapezista vai ao chão, sem o amparo divino, estamos perdidos. 
Não devemos temer mal algum. Um pastor certa vez aplicou esta ilustração em um funeral. Ele disse: “Morrer é como confiar em Deus como aquele que nos acolhe no fim do salto. Após voar­mos pela vida, podemos olhar para Deus estendendo os braços para receber seus seguidores e atrair-nos em segurança para si, onde permaneceremos eternamente” (JMS). “Não se turbe o vosso coração Pois vou preparar-vos lugar [...] voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.1-3). 
Viver pode ser arriscado quando tentamos fazer um voo solo, mas se confiamos em Deus, temos segurança, pois ele nos segura pela mão. 

Deus está pronto para nos ajudar.