Perdoando os inimigos

Leitura Bíblica: Mateus 6.12-14

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (Mt 5.44).

“O maior presente que você pode dar é perdoar genuinamente o pecado cometido contra você. Comparativamente, é coisa pouca desejar bem a alguém ou fazer o bem a quem não o feriu. Porém, é muito maior amar e sempre desejar o bem ao seu inimigo. Quando você tiver oportunidade, faça o bem aos que querem que você sofra e lhe fazem o mal, porque, quando age assim, você obedece ao mandamento de Deus: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Essa é uma mentalidade que somente os filhos de Deus podem atingir” (Agostinho). 
Como cristãos, não temos a opção de dizer: “Eu não perdoo”. O verdadeiro cristão sabe que era inimigo de Deus e, pela misericórdia e graça de Deus, foi perdoado. Sabe que deve amar os inimigos e orar pelos que lhe perseguem. Aprendemos isso na Bíblia. É claro que é mais difícil perdoar um inimigo do que um amigo. Mas devemos nos esforçar conforme o padrão bíblico. Devemos amar nosso próximo e perdoar a quem nos deve. Jesus nos ensinou a orar: “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.12). Como é possível orar assim, se não perdoamos quem nos tem ofendido?
É importante lembrar que perdoar um inimigo não é o mesmo que dar oportunidade para ele se aproveitar de nós. Existem certas pessoas que devemos nos manter distantes. Ao mesmo tempo que não alimentamos a raiva contra alguém, devemos tomar cuidado, pois sabemos que o inimigo em sua maldade pode novamente nos ferir. Mas uma coisa boa do perdão é que o amor muitas vezes transforma inimigos em amigos. Enquanto revidar pode fazer o inimigo atacar com mais força, perdoar e tratar bem quem nos fez mal pode tocar o coração desta pessoa. O nosso inimigo pode descobrir que estava agindo errado. “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (1 Pe 3.11 - NVI).
 
Busque a paz, empenhe-se em perdoar.